TAÍS ARAÚJO MERGULHA NA BRASILIDADE
Oano vem sendo generoso para que Taís Araújo (33) mergulhe mais profundamente no Brasil. Recém-saída de um grande sucesso na TV, a novela Cheias de Charme, na qual ajudou a desvendar o País real ao dar vida à empreguete Penha, a atriz visitou pela primeira vez um dos nossos mais famosos pontos turísticos, as Cataratas do Iguaçu, PR, Patrimônio Natural da Humanidade. Foi lá que Taís aprofundou “sua viagem” ao assumir o posto de Golden Girl na 6ª edição do AuDITIONS, maior concurso de design de joias em ouro do mundo, promovido pela mineradora sulafricana AngloGold Ashanti. E ao conhecer as peças finalistas do evento, não escondeu a alegria diante do tema Brasilidade. “Acabei de fazer uma novela que vai além do que costuma ser divulgado sobre o País. A ideia foi mostrar o Brasil por inteiro, fora do eixo Rio-São Paulo. Sempre escutamos que seríamos a potência que de fato agora somos. E essas peças mostram isso, a riqueza e a criatividade dos nossos designers”, celebrou ela, que elogiou também joias vencedoras do concurso em outros quatro países: África do Sul, China, Índia e Emirados Árabes. A beleza da região deixou a estrela carioca extasiada. Eu, que moro na cidade grande, ao ver isso não tenho dúvida: Deus existe mesmo!”, frisou. A certeza fez com que a saudade da família batesse forte. “Quero trazê-los aqui”, disse, citando o marido, Lázaro Ramos (33), e o filho, João Vicente (1 ano e 3 meses). Primeira atriz negra a protagonizar uma novela no País, Xica da Silva, em 1996, na extinta TV Manchete, Taís admite que não pode reclamar da vida: “Estou feliz com minha trajetória. Só tenho a agradecer”, comemorou.
– Seu filho tinha 5 meses quando começou a gravar Cheias de Charme. Como foi o processo?
– Até fazer 6 meses, quando só mamava, o levava às gravações. Mas ficar em estúdio, com ar condicionado forte, não é ideal. Quando João começou a comer outras coisas, por mais que o quisesse perto, passei a deixá-lo mais em casa. Como disse minha mãe, não adianta desesperar. Relaxei, estava bem com o pai. Há duas semanas ele parou de mamar, infelizmente. Eu e minha irmã mamamos até os 6 anos. Minha mãe ficou nessa 12 anos direto.
– Você entrou de férias e Lázaro estreou a novela Lado a Lado. Isso foi proposital?
– Não foi, mas é importante. Novela exige, nos faz passar várias horas fora de casa, então, é bom que um dos dois esteja presente. Agora, é minha vez de curtir.
– Lázaro ajuda com João?
– Acho fundamental para a mulher e para a criança. Ele é bem participativo, é um grande parceiro. Isso é bacana para o casal, aumenta a nossa cumplicidade.
– Quais transformações vive com a maternidade?
– A chegada de um filho muda o seu olhar sobre a vida. Você fica mais medrosa, atenta, cautelosa, calma. Me deu uma centrada.
Como é sua rotina com João?
– Ele está em uma idade gostosa, quer brincar de correr, repete tudo que a gente fala. É delicioso ver sua evolução. Agora, cismou que quer comer do meu prato.
– Você deseja outro filho? Gostaria de ter uma menina?
– Quero ser mãe de novo, mas não sei quando. Ter outro filho agora seria ótimo, brincariam juntos. Mas se for um espaço de tempo maior, não há problema. Minha irmã tem seis anos a mais e sempre foi uma referência. E não tenho predileção por sexo.
– Como cuida da forma?
– Ganhei 15 quilos na gravidez. Já perdi tudo, talvez um pouco mais. Mas o que mudou foi minha estrutura, virou um corpo de mulher e não mais de menina, como antes. É bacana, a história da vida no corpo, acho lindo. Mas não fiz nada para emagrecer. Só agora vou voltar a correr e fazer pilates.
– É difícil conciliar as funções de mãe, mulher e profissional?
– O que complica é a questão emocional de ter que deixar o bebê em casa para trabalhar.
– Como Lázaro é em casa?
– Ele é muito bem-humorado, mas na intimidade não é um piadista o tempo inteiro.